Ver o Balé O Quebra Nozes é um passeio clássico entre os paulistanos, nos finais de ano! E este ano o Balé da Cidade de São Paulo, apresenta uma versão mais moderna da encantadora obra de Tchaikovsky.
Nada de fantasioso e infantil na versão inédita e contemporânea de O Quebra-Nozes , que estreia no Theatro Municipal no próximo dia 09 de novembro e a pequena temporada segue até o dia 13, sendo que de quarta a sábado, às 20h, e no domingo, às 17h. A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM), sob a regência do maestro Eduardo Strausser, participará de todas as apresentações.
A diretora artística da companhia, Iracity Cardoso, explica que a ideia de fazer uma releitura de “O Quebra-nozes” existe desde 2014. “Graças ao diretor, que aderiu à proposta, vamos fazer uma coreografia mais inspirada nos pensamentos do compositor e suas angústias. Por isso, a participação ao vivo da OSM neste espetáculo abrilhanta ainda mais essa encenação”, ressalta.
A história é baseada no conto “O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos” do escritor romântico Ernst Theodor Hoffmann. A intenção desta montagem moderna é que o público terá a sensação de que estará assistindo um filme com os comentários do diretor.
Uma das escolhas do coreógrafo foi também trazer a história clássica para os dias atuais. “Nossas relações pessoais estão cada vez mais intermediadas por dispositivos eletrônicos, o celular te avisa de tudo atualmente. É um bombardeio de informação que até nos deixa um pouco alienados”, afirma.
Nesse mundo, estará a Clara, personagem principal do Quebrakovsky. Com dois atos, o espetáculo contará a jornada de uma garota acostumada com o comportamento mais dependente das inovações tecnológicas, mas que no decorrer da história vai aprendendo novas formas de se relacionar. Um dos responsáveis por essa mudança será o par romântico da personagem principal.
Como na história tradicional, quando as cortinas se abrem é véspera de Natal. No entanto, os personagens não se importam com a data, todos estarão na expectativa da final de um programa de talentos, o “The Nuts Talent Show”.
A produção televisiva terá os mesmos moldes das criações internacionais importadas e será mais explorada no segundo ato. “Com suas inúmeras versões no mundo, O Quebra-nozes é uma franquia hoje, igual a esses programas. Por isso eu quis fazer uma crítica ao que a gente entende por entretenimento”. Além disso, as danças espanhola, árabe e chinesa que estão na história tradicional na segunda parte do espetáculo, aparecerão com releituras na montagem do Balé da Cidade durante o programa “The Nuts Talent Show”.
Para esta montagem, alguns recursos tecnológicos também serão usados. É o caso do “Video Mapping”, onde projeções irão flutuar por entre os cenários acompanhando o movimento dos 31 bailarinos da companhia que estarão no palco.
Queridissimos, para os amantes da arte clássica, é um passeio imperdível! Eu estarei lá para ver toda esta maravilha!
SERVIÇO
Theatro Municipal de São Paulo
09/11 qua 20h – 10/11 qui 20h – 11/11 sex 20h – 12/11 sáb 20h – 13/11 Dom 17h
Quebrakovsky – The Nuts Talent Show
Balé da Cidade de São Paulo
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo – OSM
0 comentário