É sempre um prazer revisitar a inigualável cozinha do mestre Murakami, que desde 2019 pode ser encontrada em seu restaurante intimista na Alameda Lorena, nos Jardins. O ideograma japonês Mu (que significa nada, vazio), foi escolhido como marca e é traduzido em um ambiente com decoração minimalista e um imenso balcão em frente à sua bela cozinha, onde você poderá apreciar todo o delicado trabalho de seus cozinheiros, enquanto o chef recebe os seus comensais com toda a simpatia que lhe é característica.

Minha palavra, hoje, é simplicidade. Menos é mais”, afirma Tsuyoshi Murakami, que traz em seus menus a síntese do que viveu e aprendeu ao longo de seus 54 anos. E é essa bagagem que ele divide com seus clientes enquanto conta histórias, canta, declama poesias e, com muita sensibilidade, responde aos desejos de cada um. “Cozinha é paixão para saborear com calma, despir aos poucos. É um carinho que você sente no prato”.

No meu jantar provei um de seus menus, intitulado “Experiência Murakami” (R$480,00). São nove tempos de uma experiência palatina que certamente os amantes da gastronomia japonesa jamais esquecerão. Eu ao menos jamais me esqueci de todas as vezes em que estive com ele, desde a nossa primeira entrevista, em 2014, quando ele ainda comandava as panelas do saudoso Kinoshita.

Todas as noites o menu é reinventado, conforme as iguarias que lhe são ofertadas diariamente. Desde a primeira receita, um amuse bouche de Beringela aveludada ao molho levemente picante sumisso, passando por seus elogiosos sushis (Carapau, Lula e Atum foram os meus preferidos da noite) com peixes seletos e crustáceos do dia.

Uma iguaria que me surpreendeu foi o Hiyashi Udon, feito com macarrão de trigo gelado ao dashi da casa. Em uma noite de verão esta receita cairá como um bálsamo, além de ser leve e saborosa. Há sempre uma receita quente no menu, e o Wagyu Yaki foi a nossa, um filé mignon mergulhado em molho ponzu, de carne macia, no ponto perfeito, um primor!

Esposa de Murakami, Suzana é quem comanda as sobremesas do menu. É ela quem prepara o mochi (bolinho de arroz glutinoso) recheado de chocolate com matchá. Um sonho de bolinho.

Mais uma vez o chef acertou nas receitas que passeiam pela nova cozinha nipônica, com sua intuição e criatividade sempre em alta. A cada ano que passa Murakami continua a me surpreender. Vale lembrar que o restaurante só funciona com reserva, em dois turnos no jantar (às 19h e às 21:30h) e almoço à la carte (das 12h ás 15h).

E valerá todo o esforço em conhecer esta genuína experiencia japonesa autoral. Quero ainda voltar mil vezes!

Serviço
WhatsApp +55 11 97103-1186

1186 Alameda Lorena, Jardins – São Paulo, SP
contatomurakami@gpjm.com.br


Carla Palmieri

Carla Palmieri é uma Mulher feliz. Graduada em jornalismo, utiliza sua formação para compartilhar com seus leitores seus conhecimentos e experiências em revistas, jornais e portais de internet. Hoje seus principais interesses são gastronomia, gastro-turismo e moda. Amanhã, quem sabe que área terá o prazer dos seus insights?

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *