Já foi a época que o Chile era considerado um destino apenas com boas estações de esqui e bons vinhos. Atualmente a capital do país mais comprido do mundo (4.329 quilômetros de extensão), Santiago do Chile vem despertando a curiosidade dos viajantes.
Antes mesmo de aterrissar você poderá se deparar com a primeira grande atração da cidade, a Cordilheira dos Andes. A paisagem irá lhe surpreender, e contemplar o mar de neve que se estende até a linha do horizonte é de uma sensação visual indescritível.
Santiago é uma cidade que foi feita para caminhar. Comece pelo Centro Histórico, mais exatamente onde o conquistador espanhol Pedro de Valdivia fundou a cidade, aos pés do Cerro Santa Lucia. Ao longo da subida há pequenas praças, mirantes e monumentos. Por lá você encontrará diversos casais enamorados, e segundo pregam as más línguas, metade das crianças de Santiago foram concebidas em seus jardins, na calada da noite. Mas é ao meio dia que o turista pode se surpreender! Todos os dias, tradicionalmente, um tiro de canhão é disparado.
Pertinho dali se encontram dois lugares que merecem nossa atenção: a Catedral Metropolitana de Santiago, onde os visitantes verão belos afrescos e esculturas lindíssimas; entre o Cerro e a Catedral, encontra-se a Biblioteca de Santiago. O prédio ocupa 22.000 metros quadrados, e o edifício de 1930 é considerado um monumento histórico da cidade.
Outro lugar imperdível é o Cerro San Cristóbal, uma extensão da cordilheira. No topo está o monumento da Virgem de La Inmaculada Concepción, que fica iluminada a noite inteira, e de lá se tem uma vista privilegiada da cidade. Para vivenciar melhor a experiência suba o cerro de funicular (uma espécie de bonde vertical). O lugar também oferece outras atrações: zoológico, áreas para piquenique, Jardim Botânico, Jardim Japonês, piscinas públicas e coffee shops, além de um teleférico que interliga as atrações.
Além dos parques, em Santiago há passeios pitorescos que valem a pena serem feitos a pé. No Centro, atrás da Igreja de San Francisco, estão duas ruas bastante charmosas: Rua Londres e Rua Paris. São ruas de pedras, sinuosas, com lampiões e casarões originais da época de sua construção. Um passeio muito romântico!
Um lugar indispensável também é o micro bairro Concha Y Toro, próximo à estação de metrô República, um recanto romântico e antigo centro social da cidade, onde morou um dos irmãos da família Concha Y Toro. Poucos quarteirões ao norte se encontra a Plaza Brasil, uma pequena praça arborizada muito freqüentada por estudantes, que ficam apenas observando os visitantes da praça passando e crianças que curtem os brinquedos-arte no meio da praça. É o centro do bairro. Em frente à praça está a Iglesia de La Preciosa Sangre, ex-convento histórico chileno.
Em direção ao norte da cidade, se encontra a antiga residência de Pablo Neruda, La Chascona, atualmente um museu. O lugar está situado em uma rua sem saída, e cada aposento tem uma história fascinante. O local está cheio de objetos pessoais do escritor como quadros, louças, garrafas, presentes de amigos, a mesa onde trabalhava e uma biblioteca de fazer inveja. Mas atenção, as visitas são guiadas, portanto marque uma hora antes pelo telefone se não quiser esperar pela próxima turma disponível.
Os aficionados por Moda terão um lugar para chamar de seu ao visitar a capital chilena, o Museo de La Moda, que atualmente está no rol dos museus com os maiores acervos da história da moda no mundo. São mais de 10 mil peças entre roupas e acessórios, que vão desde o século XVI até hoje. É interessante saber que muitas roupas da princesa Diana estão no acervo do museu, inclusive seu vestido de casamento. Outra raridade na coleção é uma versão em seda do famoso vestido de Yves Saint Laurent inspirado em um quadro do pintor modernista, Piet Mondrian. No mundo, só existem dois em seda. O outro está no Victoria and Albert Museum. Vale ressaltar que o objetivo da instituição fundada por Jorge Yarur Bascuñan não é representar a moda, mas ser um legado cultural. Único herdeiro de uma das mais tradicionais e influentes famílias chilenas, ele quis realizar um antigo sonho de sua mãe: construir um museu com os objetos que colecionavam, na casa onde moravam, em Santiago.
E por falar em moda, Santiago é um lugar atraente para quem quer fazer compras. Encontra-se de tudo, do mundo todo. E vale ressaltar um ato dos comerciantes do país: a nota fiscal é sempre entregue ao cliente.
Três centros comerciais da cidade que valem a visita
Parque Arauco Center. São cerca de 400 lojas, entre elas as três maiores lojas de departamentos do país, Falabella, Ripley e Almacenes Paris, que vendem desde marcas chilenas até grifes internacionais.
Mall Alto Las Condes é um shopping para os mais antenados e modernos, pois o lugar, apesar de gigante, é mais intimista e sofisticado. Por lá encontrarão a inglesa Top Shop, a loja de decoração argentina Morph, e a brasileira Ellus (com preços bem mais camaradas do que daqui, acreditem!), além das já citadas três lojas de departamentos.
Agora, se você quer mais artesanato, visite Los Dominicos. Trata-se de um antigo pueblo com dezenas de casinhas rústicas onde se vende uma quantidade expressiva de artigos locais. Além disso, o local possui floricultura, antiquários e pequenos cafés. Por lá encontrarão gente do mundo todo, e é um dos lugares mais agradáveis da cidade.
Gastronomia
Muitos viajantes incluem Santiago no seu roteiro de viagem por motivos gastronômicos, e estão cobertos de razão. A cidade possui uma infinidade de bons restaurantes, e desde que você esteja disposto a experimentar muitos pratos à base de frutos do mar, encontrará um bom motivo para visitá-los diariamente.
Vale à pena lembrar que no Chile você sempre beberá durante as refeições, e tenha certeza: qualquer vinho que experimentar durante este giro gastronômico será saboroso.
Os fumantes irão gostar desta informação: ainda não existe uma lei que proíba o fumo em locais fechados na capital, portanto os adeptos encontrarão em todos os restaurantes e bares locais uma área destinada exclusivamente aos fumantes, com arejamento conveniente.
Três lugares imperdíveis para os amantes de um bom giro gastronômico.
The Aubrey Restaurant. Para mim foi o melhor dos melhores nesta estadia, com decoração impecável e a comida de se ajoelhar. SUGESTÃO: Tire algumas horas para visitar este lugar. O restaurante está em um hotel boutique com ambientes incríveis. Sente-se em uma de suas mesinhas e peça um chardonnay bem geladinho!
Um dos mais aclamados restaurantes peruanos da cidade, o El Otro Sitio, tem uma decoração alegre e divertida, e abre para almoço e jantar todos os dias. SUGESTÃO: Embale sua noite peruana com o Pisco Sour da casa. Além de ser delicioso (fique atento ao alto teor alcoólico!), é servido em taças de cerâmica que são lindas e podem ser compradas!
Já os mais aventureiros devem visitar o Mercado Central, pertinho do centro da cidade. Lá você encontrará todos os habitantes submarinos do mundo, e poderá prová-los em um dos restaurantes do local, todos especializados em pescados e mariscos. Almoce naquele que ocupa a maior parte do espaço, com a melhor localização para ver de camarote o vaivém dos fregueses, o restaurante Donde Augusto. O simpático dono está sempre por ali e sua esposa é quem comanda o fogão.
Anos atrás Santiago recebia turistas que só pernoitavam na cidade e no outro dia já seguiam viagem em direção aos lagos, ao litoral ou às estações de esqui. Hoje, felizmente, já não é mais assim. A metrópole deixou de ser uma simples escala e hoje é destino de pessoas que estão dispostas a explorá-la e admirá-la. Portanto descubra Santiago do Chile e surpreenda-se!
Serviço
Catedral Metropolitana de Santiago– Região Metropolitana- Metrô Santa Ana
Biblioteca de Santiago– Av Libertador Bernardo O ‘Higgins (Alameda) 651.
Cerro de Santa Lucia– Av Bernardo O’Higgins, 499. Metrô Linha 1, Estação Santa Lucia
Cerro de San Cristóbal– Final da Av. Pio Nono, Bellavista
La Chascona– Rua Fernando Marquez de La Plata, 0192 (acesso pela Rua Constitución)- tel: 777-8741
Museo de La Moda– Vitacura 4562 Vitacura, Región Metropolitana.
Parque Arauco Center– Av. Kennedy, 5413.
Alto de Las Condes– Av. Kennedy 9001
Los Dominicos– Av. Apoquino, ao lado da igreja Los Dominicos- Fecha às segundas.
The Aubrey Restaurant– Rua Constitución, 317 – Barrio Bellavista
El Otro Sitio– Rua Antonia de Lopez de Bello, 53 – Barrio Bellavista
Mercado Central– San Pablo, 967 – Centro- Diariamente das 7h às 16h
3 comentários
Carla Palmieri · 18 de abril de 2016 às 21:21
Na época estavam em média US$ 15….não era muito caro! E a experiência gastronomica será inesquecivel!
Jeanne S Melo · 20 de fevereiro de 2016 às 20:26
Adorei as dicas!!!
Você pode me dizer em média o valor dos pratos consumidos?
bjs Obrigada!
jeannesmelo@gmail.com
Priscila Costa · 22 de fevereiro de 2012 às 22:35
Eu AMEIIII as dicas!!AMEI!
Estou querendo ir agora, em junho.Valeuuu mesmo!!!