Fui ao cinema para assistir um filme e acabei assistindo outro…. que por sinal foi uma agradável surpresa, já que se trata de um filme iraniano….rs…se é que vocês me entendem?!
A separação, do diretor Asghar Fahardi, estreou por aqui na semana passada, após ter conquistado o Urso de Ouro de melhor filme no último Festival de Berlim, além do prêmio no Globo de Ouro e o favoritismo no Oscar…e nada mais justo pois este filme trata-se de um poderoso drama moral e social do Irã de hoje…
Com abordagem discreta, o filme conta a história de Simin que quer sair do Irã acompanhada do marido Nader e da filha Termeh. Após a esposa finalizar os preparativos, Nader desiste da viagem por conta da doença de seu pai. Como resposta Simin decide pedir o divórcio…O filme toma um novo rumo quando, para ajudá-lo a cuidar de seu pai, Nader contrata Razieh, que está grávida e aceita o emprego sem o marido saber. Por razões sociais, ele jamais permitiria que ela trabalhasse numa casa em que a esposa não esteja presente.
Sem colocar ostensivamente a política em seu filme – embora ela se faça presente o tempo todo – Farhadi traça, em torno dos personagens, um retrato intenso da sociedade iraniana atual, que inclui justiça, cultura, religião, arbitrariedade, separação de classes e preconceito.
A Atuação dos atores é esplêndida e nos leva a refletir sobre vários aspectos da vida, sem tentar nos induzir ou manipular. Você precisará de fôlego para assisti-lo e durante o filme com certeza encontrará várias respostas que serão substituídas por outras, devido a diversos acontecimentos….
Em resumo você ficara preso a este drama familiar profundo, como se fosse um amigo (a) preocupado (a), porque você entrará na intimidade destas pessoas…. E garanto sairá de lá com um sentimento incomôdo e belo….Com certeza, A separação é um daqueles filmes que irá conquistá-lo! Não perca esta chance….
Uma canjinha…Vejam o Trailler;
1 comentário
Tito Glasser · 27 de fevereiro de 2012 às 18:19
Olá!
Percebi que a minha visita ao seu blog está se tornando constante, (risos). Que para a nossa alegria é sempre um prazer e estou admirando muito as suas postagens.
E para um fanático por filme como eu, gostei dessa indicação, será o próximo da minha lista…rs.
Abraços! Bj.