Enquanto estou no Rio de Janeiro gosto de inserir na agenda meio apertada passeios culturais que valem a minha locomoção… rs… E uma das exposições mais incríveis deste início de ano para o povo que quer unir moda, Rio de Janeiro, clima exótico e um pouco de energia do tipo “túnel do tempo”, é a Mostra “Casa Canadá”…
Para os desavisados, o evento já está rolando desde o último dia 10/01, e conta por meio de acervos particulares e de museus, fotografias, revistas e arquivos multimídia, a história da primeira Maison de Alta-Costura brasileira… E se você nem imagina do que estou falando, neste lugar você terá a grande oportunidade de conhecer toda a história; desde a criação da Maison nos anos 40, passando pelo seu ápice nos anos 50, até o declínio por volta dos anos 60, período em que o Rio de Janeiro deixa de ser capital do Brasil.
Mas vou dar uma canja amiga neste humilde blog e adiantar alguns fatos históricos importantes. A Maison, comandada pelos ícones Mena Fiala e Cândida Gluzman, vestiu importantes primeiras-damas como Darcy Vargas, Santinha Dutra, Sarah Kubitschek, Thereza Goulart e Dulce Figueiredo. Além da produção própria, a loja também importava modelos de grifes como Balenciaga, Dior e Jacques Fath. A Casa fechou suas portas em 1967 e marcou a história da moda brasileira como pioneira em desenvolver no país modelos de luxo e qualidade equivalentes aos parisienses.
Na Casa Canadá aconteceram os primeiros desfiles do país, e o sucesso era tanto que o centro do Rio parava. As modelos mais bonitas da época passeavam por seus salões, na Rua Sete de Setembro.
Uma passarela igual à da Casa Canadá foi reproduzida e expõe raridades – como cadernos de anotações de Cândida Gluzman, com informações sobre suas viagens a Paris, esboços de vestidos e pedidos e marcações de medidas das clientes – e homenageia importantes designers.
E aí, ficaram empolgados? Eu fiquei e super recomendo… Tudo que você verá será um colírio para seus olhos fashionistas…
Exposição Casa Canadá
Arte Sesc – Rua Marques de Abrantes, 99, Flamengo, Rio de Janeiro (RJ).
Tel. (21) 3138 1343.
De 10 de janeiro a 30 de janeiro de 2011
Visitação: de terça-feira a domingo, das 12h às 18h
Entrada gratuita
0 comentário