E sempre será prazeroso conferir novos lugares para se “cariocar” na Cidade Maravilhosa. Estive por lá recentemente para curtir a cidade, mas sempre de olhos abertos às novas tendências gastronômicas desta cidade tão especial, que há anos já vem despontando como um dos melhores lugares para se vivenciar experiências gourmets únicas.
Desta vez fomos desbravar quatro restaurantes, nos quais os chefs nos revelam a cada receita uma nova forma de sentir paladares inéditos.
Dá uma olhadinha e não dispense uma destas visitas em seu novo tour pelo Rio de Janeiro. Enjoy!
PURO
Todas as vezes que visito o Rio, quando possível, tento passar no restaurante do Pedro Siqueira no delicioso bairro do Jardim Botânico, sob o olhar do Cristo. Aqui as receitas têm toques diversos de contemporaneidade e suas invenções são elaboradas com o que há de mais fresco no mercado e em seu melhor momento. Dá para sentir pelo cheiro, pelo palato e por todo o nosso sensorial. Sou fã de carteirinha do Pedro…
Em sua primeira visita não dispense o Bolinho de arroz carreteiro com queijo minas padrão e chips de raízes com sal de limão picante, e as delicadas Lâminas de peixe (namorado) defumadas, com gaspacho de milho e salsa de castanha, um espetáculo!
Sua tradicional Pancetta de porco braseada, com purê de castanhas de caju, legumes crocantes e farofa de milho também não deve ser esquecida pelos amantes de carne suína. A novidade desta vez para mim foi o Rosbife de mignon curado, com salada de maionese de couve flor, gema desidratada e crocante de chimichurri. Muito Bom! E se ainda tiver um espacinho peça sem titubear o seu tradicional Bolo de coco, com creme de baunilha do cerrado e crocante de cuca. Nunca mudo meu pedido, esta sobremesa é inesquecível ao palato!
Puro
Rua Visconde de Carandaí 43 – Jardim Botânico. Telefone: (21) 3284-5377
23 Ocean Lounge
Está afim de uma bela vista para contemplar durante o seu almoço? Se sua resposta for SIM, então você tem que conhecer o restaurante 23 Ocean Lounge do Sofitel Ipanema, uma experiência “magnifique”. E o melhor: você não precisa estar hospedado ali (embora eu tenha ficado e digo que foi muito bommmm, um bálsamo para meu corpo paulistano cansado).
O lugar oferece aos sábados o Rooftop BBQ com uma deslumbrante vista para o mar. Tudo preparado em uma churrasqueira especialmente instalada no restaurante de onde sai o menu assinado pelo chef francês Jérôme Dardillac: peixes, camarão e polvo direto da brasa. Um espetáculo!
Como o dia estava quente pedi de entrada Burrata com azeite de oliva e zestes de limão siciliano. Cremoso por dentro e com textura mais rústica em sua superfície, do jeito que uma italiana, como eu, gosta! O Risoto de cevada com cogumelos, alho poró e broto de rúcula foi um outro achado leve que caiu bem depois da entrada leve. E a sobremesa foi meu único pecadinho do dia: Marquise de chocolate, chocólatras como eu vão amar com todas as suas forças!
23 Ocean Lounge – Sofitel Ipanema
Av. Vieira Souto, 460 – Ipanema. Telefone: (21) 2525-2525
Maria e o Boi
Churrascaria nunca foi meu forte no Rio de Janeiro, mas desta vez decidi me arriscar e fomos conhecer o menu do Maria e o Boi. O restaurante de nome curioso oferece carnes de alta qualidade feitas na grelha e acompanhamentos tradicionais.
O menu tem a grelha como grande protagonista. Para começar, referências de um churrasco tradicional, mas não se engane! Os coraçõezinhos, por exemplo, são de pato, com manteiga de ervas e servidos sobre pão de alho de fermentação natural; o queijo coalho grelhado vem com picles de cogumelos assados e amendoins agridoces; e a linguiça, receita exclusiva da casa, é com páprica e vinagre balsâmico.
São vários cortes de carne, dos clássicos aos menos conhecidos, garimpados dos melhores produtores, todos servidos com molho à campanha. As peças são grandes e a maioria foi pensada para dividir. A Bistecca Fiorentina, com cerca de 1kg, pode servir de três a quatro pessoas. O Bife de Chorizo (800g), a Meia Picanha (600g) e a Fraldinha (550g) também são sugestões para compartilhar. O Flat Iron (400g) e o Assado de tira (450g) são cortes um pouco menores.
Mas calma, nem só de boi vive a Maria! O menu tem um cantinho especial para quem quer vivenciar experiências na grelha que extrapolam o universo das carnes bovinas. O Não é Boi traz produtos frescos do mar ou da terra. Atualmente, são três opções fartas: Cavaquinha (500g), Salmão (250g) e Frango Caipira (200g).
Por fim, as sobremesas, para compartilhar, são frugais e reconfortantes, como o Mousse de doce de leite com crumble de sequilhos e morangos, que foi o meu preferido.
Maria e o Boi
Rua Maria Quitéria, 111 – 1º andar – Ipanema. Telefone: (21) 3502-4634
INO
A melhor experiência carioca que tive nos últimos tempos: um casarão fofíssimo em Botafogo, que quando a gente entra dá para sentir um clima nostálgico pelo pequeno e aconchegante salão.
A gastronomia italiana contemporânea do chef Marcelo Laskani é a oitava maravilha do universo! Tudo muito leve, colorido e com ares de sofisticação. Tudo por aqui é autoral e único!
Coisinhas maravilhosas como o Ravióli de pera com shimeji e ricota e um toque de queijo azul Serra das Antas, o Tartar de atum sobre folha de tinta de lula, o Cone de carpaccio com parmesão e o Arancini de tucupi não devem ser dispensados, j’ai aimé!
O chef prima por comidas frescas com sabor de mar, então você poderá se deslumbrar com o Ravióli doppio com lagostins e foie gras e molho de crustáceos. Que leveza, que visual maravilhoso tem este prato! Para os carnívoros a Paleta de cordeiro braseada e laqueada com purê de ervilhas, hortelã, laranja bahia e coalhada fresca também pode ser uma boa pedida!
E por fim, seja lá o que você escolher, você vai ser surpreendido com o capricho e a fusão de sabores que este menu oferece. Visita indispensável quando for ao Rio de Janeiro. Quero voltar sem pestanejar!
Vida Longa ao INO!
INO
Rua Conde de Irajá, 115 – Botafogo. Telefone: (21) 3851-6601
0 comentário