Simplesmente ADORAMOS a novidade!
Agora já temos uma escola de sorvetes em SP!
A GELADO, primeira escola de sorvetes do Brasil, abre suas portas na Vila Madalena sob o comando do mestre sorveteiro Francisco Sant’Ana, em parceria com os sócios Carlos Alberto Balotta Barros de Oliveira e José Alexandre Araújo.
O objetivo do espaço é oferecer técnicas para o aprendizado do sorvete, 100% natural e artesanal, além de treinar e formar profissionais do segmento utilizando desde o conhecimento de ingredientes, produção, manipulação até tendências contemporâneas de consumo.
A proposta da GELADO é que todos aprendam na prática como preparar diferentes tipos de sorvete, do picolé ao mais cremoso sorvete à base de leite. “Usando o que quiser, seja a fruta do quintal ou qualquer vegetal fresco da feira”, afirma Sant’Ana. “Queremos oferecer uma formação avançada e moderna, explorando as diferentes formas de se preparar e vender sorvete no mundo, a exemplo de países como França, Estados Unidos, Itália e Espanha”.
Segundo Sant’Ana, ao chegar no Brasil após uma longa temporada na Europa, ele identificou que apesar da popularização do sorvete no país, havia uma enorme oportunidade para que o mercado conhecesse um produto mais natural, voltado a sabores de frutas da terra. “O Brasil possui grande diversidade de frutas e sabores, porém pouco explorado. O universo do sorvete é muito mais amplo do que o mercado brasileiro conhece”.
A escola possui equipamentos de origem italiana, francesa e alemã – sendo o mais moderno laboratório de desenvolvimento da América Latina, que vão garantir que os alunos acompanhem todas as etapas de produção, desde o artesanal até o industrial. “Buscamos constante inovação, pois somos a primeira escola no mundo a utilizar o método de manipulação a vácuo de insumos para a produção de sorvetes. O vácuo conserva todas as propriedades do ingrediente, resultando num produto mais natural e fiel ao gosto”, explica Sant’Ana.
O processo se inicia pelos cálculos necessários para se chegar a um produto com o sabor e a cremosidade que se deseja. Depois, torrar as amêndoas, processar as frutas, preparar a pasta de chocolate ou nozes, por exemplo. “Com a própria base, o sorveteiro consegue controlar a cremosidade e até a temperatura do sorvete”, explica Sant’Ana que completa: “ Há grandes oportunidades para melhorarmos os produtos ofertados. Investindo na formação de quem produz os sorvetes; estaremos contribuindo para uma melhoria da qualidade dos produtos que chegam até o consumidor”.
A escola vai oferecer curso profissionalizante completo, com quatro módulos de até oito alunos– do iniciante ao avançado; também será possível optar por apenas um dos módulos. Empreendedores, donos de sorveterias já estabelecidas, profissionais da gastronomia, estudantes e interessados em geral já podem buscar os serviços da escola. O primeiro curso inclui temas como ingredientes, tabela analítica, formulações e sorvetes à base de água e leite, suficientes para a gestão de uma pequena sorveteria. No módulo seguinte, os alunos aprenderão a fazer sorvetes à base de chocolate, alcoólicos, picolés, diet, além de gestão e montagem de uma vitrine. Os cursos mais avançadas incluem confeitaria glace, sobremesas com sorvete, formulações industriais, caldas e topings.
“Para o segundo semestre, estamos prevendo cursos durante a noite e aos finais de semana para os amantes do sorvete; harmonização com vinhos e chocolates são algumas ideias que vamos explorar nestes encontros usando equipamentos simples como uma batedeira ou até uma máquina caseira”, conclui Sant’Ana.
Serviço:
GELADO – Sorvete Gourmet
R. Girassol, 320, V. Madalena
Tel.: 3097-8731
www.gelado.com
16 comentários
Maria José de Souza · 30 de março de 2017 às 22:36
gostaria de aprender todos os tipos de sorvetes
João batista Xavier · 6 de março de 2017 às 19:03
Estou entereçado de fazer curso de sorvetes estamos indo para são Paulo e gostaria de saber quando será os dias de curso para o mês de abril
Carla Palmieri · 4 de maio de 2016 às 18:11
Por favor Niria entrar em contato diretamente com a escola
Niria · 2 de maio de 2016 às 18:18
Boa noite preciso saber quanto custa o curso
Carla Palmieri · 18 de abril de 2016 às 21:22
Fabio por favor entre diretamente em contato com a escola, o blog não fornece estas informações….Grato!
Edinaldo Rosa Correia · 14 de fevereiro de 2016 às 12:36
Bom, sou de Anápolis Goias, como se vê bem longe, mesmo assim gostaria de saber se é possível contar com alguma flexibilidade dentro da grade curricular administrada por vocês para que eu pudesse, ainda dentro deste ano, fazer o curso de sorveteiro com vocês???
Carla Palmieri · 26 de janeiro de 2016 às 14:54
Entre em contato Fabio com a escola, não tenho como te dar estas informações…Obrigado!
FABIO ALVES DE OLIVEIRA · 16 de janeiro de 2016 às 9:33
gostaria de perguntar sobre o curso, os horário é muito importante para mim, porque trabalho em uma empresa durante o dia favor passar quantidade de hora tem o curso, se pode fazer aos final de semana ou a noite favor passar preço também.
marcelo matos · 11 de dezembro de 2015 às 19:02
Boa noite, gostaria de mais informação sobre o curso de gelato, e preço, e se tem data para 2016.
Carla Palmieri · 2 de dezembro de 2015 às 21:25
Por favor informações diretamente com a escola
amaraliny · 1 de dezembro de 2015 às 14:17
gostaria de receber a agenda do curso de sorvete artesanal
aurroa · 12 de outubro de 2015 às 21:24
boa noite! qual o valor do curso por favor? e neste curso tem o de sorvete expresso…tipo casquinha do mac! obrigada!aguardo
HÉLIO · 8 de outubro de 2015 às 20:36
Pra mim vai ser ótimo, pois parei de trabalhar com sorvetes a mais de 30 anos, e hj pretendo investir novamente para meus filhos e para isso nada melhor aperfeiçoar mais ainda meus conhecimentos, afinal as coisas mudaram muito após 30 anos.
neusa · 17 de setembro de 2015 às 19:59
gostaria de saber os valores das aulas qtas sao por semanas e o horario
Paulo Roberto de A. Moreira · 30 de julho de 2015 às 16:35
Agora sim, vou poder aprender a fazer o melhor sorvete da região e perto de casa, sucesso!
Adriana tasco · 27 de setembro de 2014 às 9:14
Parabéns aos idealizadores da ideia e pelo espirito do empreendedorismo.